25/08/2021

Check list para você que está pensando em abrir um mercadinho

Você deseja entrar no mundo do empreendedorismo e abrir seu próprio negócio? E se esse negócio fosse uma espécie de pequeno mercado, mercearia ou qualquer estabelecimento que vendesse cereais, verduras e tudo mais essencial em nosso dia a dia? Geralmente esses lugares recebem nomes diferentes em cada região do país. E eles podem ser uma oportunidade excelente de ganhar seu dinheiro trabalhando para si próprio.

 

Pensando nessas pessoas, esse artigo tem a proposta de trazer um check list para ajudá-lo na hora de abrir seu próprio mercadinho.


 

  1. Faça um bom Plano de Negócio

 

O Plano de Negócio é o projeto do seu empreendimento. Ou seja, é o planejamento do seu negócio. Nele serão descritos todos os seus objetivos e estratégias. Nele também teremos a descrição do seu negócio e os passos que serão dados para alcançar seus objetivos. O plano de negócios é importante para analisarmos a viabilidade do projeto, ou seja, se realmente ele dará certo.

Conforme você vai colocando seu Plano de Negócio em prática, é possível ir consertando possíveis erros e melhorando seu caminho. De acordo com SEBRAE/SP (2003), o Plano de Negócio é uma instrumento fundamental para minimizar todos os riscos existentes em qualquer processo de criação de um novo empreendimento ou então de sua ampliação, pois além de sonhar, é preciso transformar o sonho em ações reais. É por meio do Plano de Negócios é que se consegue atingir tal objetivo e assim construir cada etapa da realização desse sonho.

 

  1. Conheça a legislação e os tributos

 

Assim como nós, pessoas físicas, necessitamos ter documentos para existirmos como cidadãos e assim cumprir direitos deveres, as empresas também necessitam. Por isso, conheça todos os direitos e deveres como empreendedor. 

 

Entenda de todos os aspectos legais tanto para a abertura, quanto para o funcionamento do seu mercadinho. Conheça todo o sistema tributário e quais desses tributos são obrigatórios dentro do tipo de empresa escolhida pelo empreendedor.

 

  1. Realize uma gestão financeira eficiente

 

A gestão financeira é importante não só para o crescimento da empresa no mercado, mas também para que possa se manter saudável.

 

Importante conhecer conceitos, como o Capital de giro que é o dinheiro disponível para ser utilizado para garantir o pagamento das despesas e custos essenciais, por um determinado tempo. 

 

Faça um planejamento detalhado com projeções de despesas e receitas. Esse planejamento lhe ajudará nos futuros gastos e investimentos, dando a segurança de arcar com as devidas despesas. 

 

Crie uma conta jurídica e a utilize somente com a empresa. Não pague suas despesas pessoais com o dinheiro do negócio. Estipule um valor para sua retirada mensal, o chamado pró-labore. Esse valor será a sua remuneração. Não faça diferente para não prejudicar seu negócio.

 

O não acompanhamento de gastos e entradas é um erro fatal que pode colocar em risco a vida útil da empresa.

 

  1. Compre certo e de bons fornecedores

 

Para uma compra eficiente é de extrema importância planejar e saber quando realizá-la. Para isso é necessário conhecer o tempo que o fornecedor demora em entregar o material, bem como saber a quantidade utilizada por você. Para que assim não falte material ou então para que não se compre antecipadamente. 

 

Um dos principais equipamentos que deve comprar para seu mercadinho é uma gaveta de dinheiro. No site da GondolasMGOnline você encontra todos os tipos de Gavetas Caixas para seu mercado. Além disto, avalie muito bem quais são os produtos essenciais, que não podem faltar, alimentos mais consumidos, material de limpeza, doces e afins estão dentro desta lista.

 

Na hora de comprar e escolher o fornecedor fique atento aos seguintes fatores:

 

• Preço; 

• Prazo de entrega; 

• Comprometimento do fornecedor; 

• Atendimento Pós-venda; 

• Qualidade do Produto; 

• Diversidade de produtos oferecidos pelo fornecedor. Quanto maior a cartela de produtos, melhor.


 

  1. Divulgue seu comércio

 

As redes sociais abriram novas formas e oportunidades de interação e negócio. Em números de acesso às redes sociais, só perdemos para os EUA. Porém, não é tão simples quanto parece. Antes de escolher qual a rede social a ser utilizada, é necessário analisar o seu público-alvo. É preciso entender também que para cada rede social existe um conteúdo ideal. Antes de qualquer coisa você precisa entender qual a rede ou as redes sociais que seu público utiliza. E não faça apenas propaganda, entregue conteúdo de valor.

 

O Marketing Digital pode até parecer algo simples, como postar fotos e hashtags nas redes sociais. Porém, para executá-lo com eficiência é importante ter uma consultoria de um profissional.

 

  1. Invista em tecnologia

 

A tecnologia já é algo tão presente em nossas vidas que é praticamente impossível abrir um comércio sem contar com a ajuda dela. Seja no processo de gerência quanto na parte operacional.  Por isso, busque sempre as melhores ferramentas. Visitar o concorrente e escutar a opinião dos clientes é uma excelente forma de buscar essas tecnologias.

 

E o mais importante é buscar cada dia mais o conhecimento e a capacitação. A prática dos conhecimentos gerenciais e a busca do aperfeiçoamento constante fazem a diferença na rotina e no crescimento do seu empreendimento. A falta de planejamento e uma administração equivocada podem ocasionar a falência do seu negócio.

 

Portanto, para que seu negócio já nasça saudável, não deixe de pôr em prática cada um dos itens citados acima.